quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

DIA ESCOLAR DA NÃO VIOLÊNCIA E DA PAZ

No dia 30 de Janeiro celebramos o Dia Escolar da Não-Violência e da Paz, uma iniciativa do poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal. Desde 1964, que a celebração deste dia pretende chamar a atenção de políticos, governantes, pais, educadores e professores que é necessária uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz; que é preciso educar para a solidariedade e para o respeito pelos outros, porque “Uma vez que as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que deve edificar-se a paz”. (Preâmbulo da Constituição da UNESCO)
Porquê a escolha do dia 30 de Janeiro? A escolha da data não foi escolhida ao acaso, mas por que este foi o dia do assassinato de um dos maiores defensores da paz, da não-violência, da justiça e da tolerância entre os povos: Mahatma Gandhi.
Considerado o pai da Índia, Gandhi foi um homem de boa vontade que lutou, sem ódio, pela independência da sua pátria e pela paz do mundo.
Dentro do ideal de paz e não-violência que ele defendia, uma de suas frases foi:
“Não existe um caminho para paz! A paz é o caminho!”.
Sobre Gandhi, Albert Einstein disse que as gerações que hão-de vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra.
Para Gandhi, a lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.
Como não podia deixar de ser, a BE/CRE juntou-se a esta iniciativa e dá-te a conhecer alguns dos vencedores do Prémio Nobel da Paz, homens e mulheres que repudiaram a violência e lutaram por um Mundo mais justo e mais tolerante.
No espaço da BE/CRE, podes ler, também, mensagens de paz que alguns dos teus colegas, alunos de EMRC, te/nos endereçam.

Sê tu, também, um agente de paz.

Sem comentários:

Enviar um comentário