sexta-feira, 7 de julho de 2017

Projeto VAI E VEM - JI do Rosário

O projeto “Biblioteca Vai e Vem” dinamizado durante o segundo e o terceiro período promoveu a participação e a interação entre crianças, educadora, família e Biblioteca Escolar. Pretendeu-se com este projeto facilitar o acesso das crianças à consulta e leitura, fomentando no grupo, o gosto pela leitura como instrumento de trabalho, promovendo momentos em contexto de sala que permitam a reflexão e o debate.
            Participaram no projeto vinte e cinco crianças, foram utilizados vinte e sete livros e foram feitas setenta e nove requisições de livros.


 Os livros mais solicitados foram “ Quando eu nasci”, “Ildinha e Maximiliano”, "O Sapo Apaixonado" e "Elmer e Alber". Os menos requisitados foram “ O Relógio da minha avó”, “O João Pestana” e “O David vai à escola”.
            Num primeiro momento as famílias foram sensibilizadas para a importância da leitura e do conto de histórias em casa, para a aprendizagem e para o desenvolvimento intelectual e afetivo das crianças. Juntamente com o empréstimo de livros da biblioteca da sala, foram distribuídas fichas para o registo das leituras que as crianças foram fazendo em casa com as famílias e que foram sendo expostas ao longo do ano na Área da Biblioteca da sala.
            Estas atividades proporcionaram uma valorização e um maior cuidado com os livros, promoveram o gosto por ouvir ler, a curiosidade pelo saber, uma maior criatividade e uma dinamização diária da área da Biblioteca.
            Os resultados deste projeto foram bastante positivos, dado que atualmente a maioria das crianças não tem a oportunidade de ouvir histórias no seio familiar. Este projeto veio assegurar e colmatar essas necessidades, proporcionando às crianças  experiências que se constituem tão enriquecedoras e tão importantes para a aprendizagem da leitura.
                                                                                                                                                     A Educadora
                                                                                                                                       Raquel Rodrigues


Sem comentários:

Enviar um comentário